Marketing de Nostalgia

O que essas duas imagens no banner tem em comum?

Uma empolgação e vontade de reviver uma lembrança! A NOSTALGIA!

Vcs sabiam que no passado a Nostalgia era considerada uma doença neurológica? Um estranho “desejo” pelo passado! Fecha parênteses…rs

Vamos as fotos…                 

Foto Viagem Seychelles: Reviver a viagem! Não precisa de tanta explicação dos “por quês” diante de um paraísos desse certo? Rs (aliás, clica aqui pra ver como foi a nossa viagem e o Roteiro!)

Foto Passatempo: Reviver as lembranças de uma infância onde era apaixonada por esse biscoito (not bolacha rs)! Consumir esse produto hoje representa pra mim o “gostinho” de reviver a sensação de chegar da escola, abrir o pacote e descansar um pouco na beira da piscina da minha casa em Campinas (morei 2 anos em Campinas). 

Mesmo em dieta, ao ver esse biscoito é muito mais difícil resistí-lo do que a produtos de qualidade muitas vezes superior (chocolates, petiscos mais caros mas que não representaram o que o Passatempo representou pra mim)!                  

Nostalgia libera dopamina que nos dá PRAZER…  Uma arma poderosíssima no Marketing!

Uma música, um cheiro, um filme, um produto específico são capazes de proporcionar um conforto de um “lugar” onde vc gostaria de se teletransportar e REviver as sensações que foram proporcionadas (pelo menos as BOAS que você lembra)!

Elementos nostálgicos são cada vez mais inseridos estrategicamente na comunicação dos produtos! Ao se criar uma “conexão”, as pessoas ficam muito mais dispostas a comprar e interagir com as marcas.

Nostalgia libera dopamina que nos dá PRAZER! Uma arma poderosíssima no Marketing!

Uma música, um cheiro, um filme, um produto específico são capazes de proporcionar um conforto de um “lugar” onde vc gostaria de se teletransportar e RE viver as sensações que foram proporcionadas (pelo menos as BOAS que você lembra)!

Elementos nostálgicos são cada vez mais inseridos estrategicamente na comunicação dos produtos! Nostalgia vende… E muito!

Marketing de Nostalgia é uma estratégia que utiliza elementos do passado para causar sensações nos consumidores, liberar dopamina, trazer felicidade através de campanhas.

A concorrência é muito grande e as marcas precisam se diferenciar e encontrar maneira para se conectarem com o consumidor. Com esse “impacto emocional” as pessoas ficam mais dispostas a interagir e comprar das marcas.

O marketing de nostalgia vem sendo usado não só na publicidade mas também em várias áreas da comunicação e entretenimento.

Não se situou? Vamos a alguns exemplos rs

  • Essa última turnê “Sandy e Junior”: Precisa de mais explicação? Que boom foi esse!
  • Turnê Spice Girls quando foi anunciada…
  • Maquininhas Polaroid sendo compradas para tirar e colecionar fotos! (com uma qualidade infinitamente inferior as fotos dos nossos smartphones e ainda assim super desejadas)
  • Discos de Vinil voltando a toda…
  • Coleções das mais diversas naturezas…
  • Séries do passado que estão ganhando novas temporadas ou então simplesmente que gostamos de ver, rever, re rever….

Nostalgia vende… E muito!

E agora pra vocês… Como a sua marca poderia inserir algum elemento “Nostálgico” e se conectar ainda mais com o seu cliente?

Bota essa cabeça pra pensar e simbora conquistar, engajar e fidelizar!

Simbora!

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