Jejum intermitente

E qual mulher não está sempre buscando novidades ainda mais quando o assunto é emagrecer?!?

Comer de 3 em 3 horas, não comer, comer só proteína, comer muita gordura, comer pouca gordura, zerar o carboidrato, dieta dos grupos funcionais, tipo sanguíneo… Enfim… cada teoria com a sua respectiva explicação que sempre acabam convencendo (pelo menos aos leigos like me) de que é a melhor opção a ser feita… Eu acredito que a melhor dieta é aquela que te faz melhor! Não a que emagrece mais e sim aquela que vc consegue seguir numa boa e te dá os resultados que vc quer (umas mais rápidas e outras menos) mas você chega lá!

Há uns 10 dias eu postei lá no stories (@pausaproespumante) que estou praticando o jejum intermitente! E como choveram perguntas sobre o tema resolvi escrever aqui como eu pratico…

OBSERVAÇÃO: NAO SOU NUTRICIONISTA! APENAS UMA MOÇA CURIOSA E DISPOSTA A CONHECER COISAS NOVAS! hahahahah Então acho que vale bater um papo com sua nutri para saber se rola pra ti ou não…

Vamos lá… Uma pesquizinha resumindo as principais coisas..

O que é jejum intermitente?

É um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. Não se trata de QUAIS alimentos você deve comer (ao contrário das dietas), mas sim de QUANDO você deve comer. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda!

Como o jejum intermitente funciona?

Zilhões de reações ocorrem no seu corpo ao jejuar! Coisas muito boas!

  • Benefício na queima de gordura pois o hormônio de crescimento atinge um pico bem maior do que o normal!
  • Gordura armazenada fica disponível para queima mais facilmente devido a queda do nível de insulina no sangue.
  • Em jejum o corpo inicia processos de reparo celular!

Como fazer o jejum intermitente?

Existem alguns protocolos para realização do jejum. Abaixo coloco alguns e suas características:

  • Método 16/8: Janela de jejum de 16 horas por 8 horas de alimentação. Quase que diariamente. Essa é a que eu estou fazendo! Acho a mais fácil pois vc janta e depois só vai almoçar no dia seguinte. Nada mais é do que pular o café da manhã! O café da manha é a refeição que eu passo sem comer mais facilmente… (Ex: Acabo o jantar as 21 e depois só vou almoçar as 13h do dia seguinte). Mas há quem prefira pular o jantar… Vai de acordo com o que fica “menos pior” no seu estilo de vida. = )

Durante a janela do jejum você pode (e deve) ingerir água, café, chás (bebidas não calóricas) para que o seu corpo fique as 16 horas no jejum mesmo! Se comer uma migalhinha sequer já estraga todo o processo que o seu corpo está fazendo! 😉

  • Método Coma-Pare-Coma: Jejum de 24horas 1 ou 2 vezes por semana. Ex: Vc janta e depois…. só janta no dia seguinte! Eu particularmente acho que não consigo fazer isso (nunca tentei…). É importante lembrar que vc deve comer NORMAL nas janelas de alimentação. Não adianta querer “compensar” o período do jejum comendo 3 vezes mais!
  • Método 5:2: Você come normalmente durante 5 dias na semana e restringe o consumo calórico para 500-600 durante 2 dias. A crítica a esse método é que não necessariamente vc fica em jejum. Então os benefícios do jejum não existirão! O que acontece aqui é simplesmente uma redução de ingestão calórica em 2 dias na semana…

Um pouco mais sobre o jejum intermitente:

  • Você pode praticar exercícios normalmente na sua janela de jejum! (Só presta atenção pois o corpo pode pedir um período de adaptação… dependendo que estava acostumada a fazer)
  • Não tem problema pular o café da manhã!
  • Você pode tomar suplementos no jejum desde que não sejam calóricos (BCAA pode, Whey Proteína Não!)
  • Jejuar não deixa o metabolismo lento! (A não ser que vc jejue por 72 horas!). O jejum acelera o metabolismo!
  • A fome é o principal efeito colateral do jejum. Pode ser que sinta fraqueza mas isso é temporário!

De novo….

OBSERVAÇÃO: NAO SOU NUTRICIONISTA! APENAS UMA MOÇA CURIOSA E DISPOSTA A CONHECER COISAS NOVAS! hahahahah Então acho que vale bater um papo com sua nutri para saber se rola pra ti ou não…

As informações contidas nesse post foram extraídas da internet! De diversos sites, pesquisas e reportagens!

 

 

 

 

 

 

 

One thought on “Jejum intermitente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *