Como fazer o bebê dormir a noite toda?

Projeto: #dormeManu! Como regularizar o sono do bebê?

Como fazer o bebê dormir a noite toda? Antes de chegar logo ao ponto preciso passar o background pra vcs. Manuzinha tem 11 meses, acorda por volta de 07h, tira uma soneca pós almoço das 12:30h as 14h mais ou menos e depois dorme a noite das 20h até a manhã seguinte (era para ser direto né?! Mas deu umas semaninhas pra cá que ela da uma acordadinha a noite e fica chata p dormir de novo)… Eu sempre botava umas desculpas do tipo: ah é a vacina, ah é dentinho, ah é sei la o que… e pegava ela e levava p minha cama ou deitava c ela no quarto dela no colchão no chão para que EU pudesse dormir também né?!?!

Ela não mama durante a noite! (Em outro post eu contei “Como tirar a mamadeira da madrugada”) E isso já é meio caminho andado para que o bebê tenha uma noite ininterrupta de sono!

Então vamos ao que interessa agora! 😉

O que o meu pediatra prega pra resolver isso?

“Deixa chorar! Vai lá no quarto dela, conversa firmemente com ela que não é hora de acordar ainda, dá boa noite e sai do quarto! Aé nessa hora ela grita grita grita mais e mais… Você busca uma calma que não sei de onde vem e tenta ignorar! 5 minutos depois vai lá de novo e faz a mesma coisa! Do seu quarto faça “Shhh, Shhh, Tá na hora de dormir” e pronto! Entrega pra Deus!!! kkkk” 

Como foi a minha experiência?

  • Noite 1: Manu acordou as 03:53 chorando e em pé no berço! Entrei no quarto e falei calmamente (conforme orientação expressa do pediatra): “Manu! Deita e dorme! Está de noite e é hora de dormir!”. Sem encostar nela! Saí do quarto e a intensidade do choro aumentou exponencialmente! Deitei na minha cama e aguardei mais 5 minutos… Fui lá de novo, falei a mesma coisa e saí (ainda sem encostar nela para deita-la! Permaneceu em pé no berço! Deitei na minha cama e tentei relaxar! Passou 10… 20.. 25 minutos e ela chorava chorava chorava!

Havia perguntado ao médico qual é o limite para deixar a criança chorando.. (sempre tive medo de deixar chorar muito e estourar alguma coisa dentro da criança… sei la! = / E ele me disse: “Gabriela! Chorar é bom! Oxigena! Os bebês mais durões aguentam por volta de 2 horas chorando e depois se cansam e dormem…”

Então OK… pessimistamente ainda me faltavam 1h35 de angustia ouvindo a criança chorar! Mas estava muito segura e forte de que isso que deveria fazer e ponto! (A única coisa que estava preocupada era dos vizinhos chamem a polícia né?! A bichinha chorava tanto!!! Mas enfim (se algum vizinho estiver lendo isso saiba que não está acontecendo uma guerra nuclear e ninguém está batendo na Manu! Simplesmente tentando ajustar esse sono de uma vez por todas ok?! Nada de polícia!

Voltando aos 25 minutos de choro… Quando chegou quase 30 minutos comecei a perceber que a bichinha já estava cansando… dava aquela pausa de uns 15 segundos para chorar de novo sabe?! Ganhava força e voltava com tudo! Quando deu 4:35 da manha a pausa foi mais longa… e parou! Olhei na baba eletrônica e ela estava deitada e tinha dormido! Nem acreditei né?! Fui la ver beeeeem devagarzinho pra ver se ela respirava se estava tudo ok! Dormia como um anjinho desmaiada! kkkkkk

Cobri a pequena, voltei pra minha cama e ela foi direto até as 07:15 (o que ja não acontecia ha um bom tempo! Ela estava acordando por volta das 6!!!!)

VITORIA NA NOITE 1!!!! Uhuuuuuuuuuuuuuu!!! Fomos fortes e dobramos a Manuzinha! = )

Segundo o médico a segunda noite será muito mais fácil pq como não cedemos, ela entende (sim eles já entendem tudo) que não adianta mais chorar tanto pq por mais que chore ninguém vai pega-la… Então ela vai se poupar! Será? Vamos ver a noite 2!!!!

  • Noite 2: Chorou por 10 minutos! De 00:02 ate 00:12! Não fui lá no quarto dela!
  • Noite 3: NÃO CHOROU NADAAAAAA!!! Dormiu direto das 20h as 06:45!!! Não fui lá no quarto dela!
  • Noite 4: Chorou um pouquinho… 3 minutos e dormiu de novo!!! Não fui lá no quarto dela!

Obs: A Manu tem ficado muito melhor durante o dia! Menos chorona! Menos chatinha e tem ficado com soninho na hora certa! Nada como uma boa noite de sono para regularizar o organismo! O dela e o meu! = )

  • Noite 5: NÃO CHOROU NADAAAAAA!!! Dormiu direto das 20h as 07:02 (Sim! Cada minuto é precioso de manhã)!!! Não fui lá no quarto dela!
  • Noite 6: NÃO CHOROU NADAAAAAA!!! Dormiu direto das 20h as 07:02 (Sim! Cada minuto é precioso de manhã)!!! Não fui lá no quarto dela!
  • Noite 7: 05:45 ouço um choro! Mas é um choro totalmente diferente! Levantei e fui ver o que era… a fralda tinha vazado e ela estava toado molhada! Troquei e deixei prontinha pra continuar a dormir! Fiz um chamego enquanto “explicava” que ela voltaria pro berço pra dormir… Coloquei no berço dei boa noite e saí! Ela chorou por menos de 1 minuto e DORMIU!

INACREDITÁVEL!!!!!

Gente! Nem acredito que deu certo! E o melhor de tudo: a segurança de saber que valeu a pena e que devemos ser fortes, ter força de vontade, foco e acreditar!!!

É claro que terão noites e noites, ainda mais quando tomar uma vacina ou ficar doentinha, mas acho que no geral já foi resolvido e Manu sabe que a noite é hora de dormir!!!

 

2 thoughts on “Como fazer o bebê dormir a noite toda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *