Minha Bela Adormecida – 13 dias de UTI!

Bebe não mama, não chora e dorme muito! – Relato de mãe!
Há 1 ano atrás muitos de vcs acompanharam o nosso drama nos primeiros dias de vida da Manu…

O que aconteceu?

Manuzinha nasceu linda! Perfeitinha! Tudo direitinho com 38 semanas! Grandinha e pesadinha logo se mostrou uma mega comilona e pegou meu peito e mamava com vontade! Que alegria!
Passamos 2 dias na maternidade, a pequena nem perdeu tanto peso (pq mamava bem) e fomos pra casa! Que felicidade chegar em casa com bebê novinho! Mais uma vida na casa! Mais uma luz!
Nanazinha (com 1 ano e 10 meses na epoca) toda empenhada em ajudar e cuidar da irmazinha nova!
Primeira noite ela dormiu toda (6 horas seguidas) e só acordou p mamar pq EU acordei assustada que ela não tinha acordado…
E mamava um pouquinho e ja dormia de novo…
Ela estava mamando a mesma quantidade que mamava na maternidade, mas ja não era suficiente pq o bebe aumenta significativamente a quantidade necessaria de leite a ser ingerida nos primeiros dias de vida!
Mas como mamava no peito tb nao sabia ao certo o quanto q estava mamando…
Reparamos que ela era muito quietinha e não chorava, nem de fome, nem de frio, nem pra trocar de roupa… nada nada nada!
OK! Naná tinha sido um bebe muito calmo… dormia bem… mas eu sentia que alguna coisa ali estava estranha…
Achava ela um pouco apática.. com picos de atividade…
E ela estava mamando pouco! Aquilo nao saia da minha cabeça!
Liguei pro pediatra e levei pra ele ver! Falou em hipoglicemia eu gelei!
Chegando lá a bichinha estava ativa, mamou na chuquinha o leite q ele deu.. estava no pico de atividade! Eu fiquei com cara de doida pq a criança fez tudo ao contrario (gracas a deus ne) e voltamos pra casa…
Nesse momento ela tinha 5 dias de vida!
Em casa voltou tudo a mesma coisa… demorava mais de 1 hora p mamar 40/50 ml… Uma coisa desesperadora! Ela comecava a sugar e “desmaiava” e nada… NADA MESMO acordava ela!
Fiquei mais um dia na agonia monitorando c pediatra por telefone e quando fez 7 dias o pediatra mandou levar de volta p maternidade pra reexaminar…
Resolveram que iriam interná-la pra realizar todos os exames e descobrir o q estava acontecendo! E aí o desespero apertou!
Como assim internar a minha filha? Não é so fazer um exame, colher um sangue e eu levo ela de volta p casa?
NAO! Ela tinha que ficar la pra ficar protegidinha e monitorada 24horas por dia…
OK! Isso era um domingo! Na segunda pela manha perguntei a medica quando ela sairia… uma estimativa… e ela falou: NAO SEI! Pode ser daqui uma semana, um mês…
Nossa! Escrevendo isso aqui agora me veio exatamente a sensacao que tive na hora! Um “gelo” no corpo inteiro e um medo que não cabia dentro de mim!
“O que será que tinha a minha bichinha?! O que estava acontecendo com ela? Quanto tempo ela teria que ficar na UTI?” Essas perguntas se repetiam umas 30 vezes por segundo na minha cabeça! E ninguem tinha a resposta!
Começaram a fazer os exames…
Coleta de sangue, urina, pra ver se tinha alguma infeccao. Nada!
Dosagem de enzimas, hormonios… Tudo OK!
Coleta de liquor (um exame extremamente doloroso onde se extrai um liquido da medula) para ver se tem alguma infeccao mais grave ou algum tumor…Nada! (Esse exame demorou 4 horas o resultado! Vcs nao conseguem imaginar o nossos desespero ate que sair o resultado e dar tudo OK! Haja coracao!
Familia toda muito desesperada e angustiada com a situacao!
Ela não mamava, não chorava! Se alimentava por sonda pra nao desidratar e nao perder peso!
“Filha acorda!” Eu implorava diversas vezes por dia! “Vamos pra casa que a irmã ta louca pra brincar com você”! Que dor! Que dor! Indescritível!
Os exames estavam dando tudo OK! Exames referentes a tolerancia a lactose… mil e uma coisas!
Com alguns excelentes medicos na familia que faziam parte da “comissão de medicos do caso da Manu” eles ficavam tentando pensar o que poderia estar acontecendo e a cada dia se juntava mais um especialista de algum assunto p estudar a Manu! Neurologista, cardiologista, geneticista, especialista em doenca metabolica… Manu passou nas mãos dos melhores medicos do Brasil!
E NADA!
Fez ressonancia (2) e NADA! Tudo certo!
Ninguém sabia mais o que fazer!
A cada ml que a manu mamama na mamadeira sem ter que colocar pela sonda era comemorado! Uma vitoria! Aí ela ficava mais acordadinha… Vitória!
Mas aí a noite nao mamava nada e ficava desmaiada… era assim com altos e baixos!
Vivendo literalmente uma montanha russa emocional fora que a gente tinha q se dividir pq a Nana ficava o dia todo na escola (por conta disso) aí passavamos o dia todo no hospital e a noite tínhamos que tentar de todas as maneiras dar uma relaxada pra pegar a Nana mais leve! Pra ela foi muito dificil tb! Da noite pro dia a irma que estava em casa “sumiu”… Ela passou a ficar o dia todo na escola… e Papai e mamae estavam tristes e agoniados! Entao a gente fazia o maximo pra de noite estarmos o mais tranquilos possivel com ela!
Enfim…
Um dia… ao chegar no hospital, a Tininha (responsavel pela uti neo natal da sao jose) falou: “Manu mamou tudo sem sonda 3 refeicoes seguidas!!!! E chorou a noite e tudo!!!”
QUE SONHO! Que alegria! Que sensacao maravilhosa!!!! Nunca achei q fosse desejar taaanto escutar um chorinho de neném querendo mamar!!!!!
E isso foi na quinta feira véspera do dia das mães!
Ela se manteve estável e na sexta feira levamos a nossa pequena bela adormecida ACORDADA pra casa e eu passei o dia das mães com minhas duas pegonuchinhas e uma realizaçao que não dá pra explicar!!!!
O que ela teve?
Saiu sem diagnóstico… Até hoje é um mistério o que essa pequenininha teve…
O desenvolvimento dela nesse primeiro ano de vida foi suuuuper normal! Mto bem desenvolvida!! Com 1 aninho já corre tudo e é super esperta!!!  Sem nenhuma sombra, indício de qq problema… nenhuma sequela de nada!!! NADA!!! Completamente normal e saudável!!!
AMÉM!
Foram dias muito difíceis… Acho que só quem passa por isso é capaz de saber a dor e a angústia! Mas tudo ficou bem! E hoje comemoramos 1 aninho dessa princesa que deu um baita susto na gente! Todo amor do mundoooooo!!!!!
Parabéns minha princesinha e obrigada por tornar a nossa vida completa!!! Te amo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *