Jejum Intermitente – Entrevista com especialista

Há algum tempo atrás dei uma de curiosa, busquei e escrevi um pouco sobre o Jejum Intermitente! Por ser um assunto tão rico, entrevistei a especialista Dra. Flaviane Calônego com as perguntas que vcs me enviaram por email, direct, instagram, sinal de fumaça! Rsrsrsrs

Espero que vcs gostem e esclareçam as dúvidas e conheçam um pouco mais desse tema!

Obrigada Dra Flaviane pela disponibilidade e aproveitem o conteúdo galeraaaa! = )

Quais são as reações que ocorrem no corpo que fazem o Jejum ser tão bom assim?
O corpo reage utilizando substratos energéticos próprios, que não vieram de alimentos ingeridos, trabalhando mais e sendo obrigado a utilizar as reservas que tem. Ele passa a consumir a energia do tecido adiposo (do fígado, onde há maior estoque de glicogênio) e outros tecidos e realiza uma reprogramação do metabolismo e as vias de resistência do corpo. Assim, ele reduz os níveis de glicose no sangue, a gordura corporal e a pressão arterial.

A partir de quantas horas em jejum ele passa a ser eficaz?
A energia (glicogênio) estocada no fígado termina após 12 horas de jejum. Assim, podemos afirmar que, a partir desse período, o jejum passa a ser mais eficaz.

Existe diferença nessa quantidade de horas para homem e mulher?
Sim. No protocolo 16/8 horas, é recomendado que as mulheres sigam a janela de 14/10 horas. Já no protocolo 5:2, o mais indicado é que o sexo feminino 600 calorias e o sexo masculino 500 cal durante os dias da semana em que dieta é praticada.

Se eu praticar o protocolo 16/8 durante a semana e final de semana não fazer adianta?
Nesse caso, é recomendado que você siga o protocolo 5:2 , que permite que você coma normalmente 5 dias da semana com uma alimentação saudável, enquanto restringe o consumo de calorias para 500-600 durante os outros dois dias. Como por exemplo você pode comer normalmente todos os dias exceto as segundas feiras e quintas feiras, quando só ira fazer duas refeições pequenas dividindo as calorias na metade do total, sendo que esse protocolo não tem pesquisas feitas, no entanto é possível emagrecer com ele, já que ira consumir menos calorias durante a semana, e o mais importante é não compensar e comer mais nos dias de alimentação normal.

Posso fazer os 5 dias da semana ou ele para de fazer efeito? É melhor fazer só 3 dias na semana?
É necessário que você busque a orientação de um profissional de nutrologia ou nutrição, para que ele analise quais os melhores intervalos de ingestão alimentar de acordo com seu metabolismo, rotina, situação financeira e histórico genético.

Quando acabar a janela do jejum, na primeira refeição eu posso comer qualquer tipo de alimento? Ex: Arroz, feijão, carne e salada ou devo fazer uma refeição low carb nessa primeira refeição?
A alimentação após esse período dever ser equilibrada e saudável com todos os nutrientes essenciais, nada de consumir besteiras ou calorias vazias.

Faço o protocolo 16/8 e “pulo” o cafe da manha. Vou na academia na janela do jejum.. Tem problema?
Esse protocolo não ser indicado para atletas de alta performance. Caso você seja, é indicado fazer jejum de até 12 horas.

Como pre-treino posso tomar cafe preto com um pouco de óleo de coco e canela no jejum?
Sim.

Se praticar o protocolo 16/8 e eventualmente ficar além das 16 horas sem comer tem problema ou esse intervalo deve ser rigorosamente respeitado?
É indicado que o período seja respeitado.

O que se é permitido ingerir no jejum?
Água, café, chás e outras bebidas não calóricas.

Existem outros protocolos de jejum.. Explique um pouco sobre eles, frequência para prática-los e qual o seu preferido?
Além dos já mencionados, há o protocolo Eat- Stop- Eat (Coma Pare Coma), que envolve 24h ou ate 36h de jejuns intermitente, uma ou duas vezes por semana. Para realizar o de 24h, basta, por exemplo, jantar hoje e não comer mais nada até a hora de jantar do dia seguinte. Também pode ser feito no almoço ou no café da manhã.

Eles podem ser intercalados entre si?
Apenas sob recomendação do profissional de nutrição.

Quem não pode ou não deve fazer o Jejum intermitente?
Os indivíduos que não são indicados para o jejum intermitente são: pessoas com histórico de distúrbios alimentares, grávidas, lactantes, crianças, pessoas com diabetes ou insulino dependentes, pessoas com distúrbios gástricos, idosos acima de 70 anos ou em circunstancias de alto estresse, pessoas que realizam excesso de treino ou com necessidade de alta performance e pessoas que buscam o crescimento da massa muscular e ganho de peso.

E ai? Qual vcs vão fazer? Eu curto muito o 16/8! = )

 

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